Qual a relação entre as doenças dentais e cardíacas?

O corpo humano é um ecossistema muito inteligente. As reações biológicas podem estar intimamente ligadas e, dessa forma, anunciarem problemas como infecções, inflamações e outras desordens do tipo.

A primeira vista, pode parecer estranho, mas acredite: há uma relação concreta entre doenças dentais e periodontais e problemas cardiovasculares. De forma geral, a interação entre coração e boca se dá através do sistema circulatório.

E é pelo sangue que existe a possibilidade de, eventualmente, algumas bactérias ou vírus saírem da boca e irem parar no coração. E vice-versa.

Doenças dentais e cardíacas: o que há em comum?

Assim como outras partes do corpo, a boca é uma região que possui sua própria flora bacteriana. Por meio de cortes na cavidade bucal, essas bactérias podem entrar em contato com a corrente sanguínea e serem transportadas até o coração.

É nestes casos que pode ser diagnosticada a chamada endocardite bacteriana, quando as bactérias ficam alojadas na parede interna do coração e provocam uma reação inflamatória na região.

Existe ainda outro problema cardiovascular que pode ser agravado a partir da presença de bactérias. Trata-se da aterosclerose, ou seja, a formação de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

Embora existam muitos fatores que podem causar a doença, há indicativos de que as bactérias provenientes da boca, uma vez na corrente sanguínea, podem ser um agravante a todo o cenário inflamatório.

Higiene bucal é fundamental!

Por essa e outras razões, a higiene bucal é uma tarefa que deve ser realizada diariamente com todo o cuidado. A higiene bucal tem papel decisivo na manutenção da saúde do corpo.

Manter a boca limpa de forma recorrente evita o acúmulo de bactérias, o aparecimento de inflamações e a ocorrência de lesões que possam provocar o contato das bactérias com a corrente sanguínea.

Recomenda-se, assim, uma escovação atenta e o uso de fio dental após cada refeição no decorrer do dia. Além dos cuidados cotidianos, é adequado consultar um especialista de forma rotineira para uma limpeza.

Para ficar por dentro de nossos serviços e condições especiais, fale conosco através do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *