O que é bruxismo?

O termo incomum no vocabulário popular caracteriza o ato de ranger os dentes de forma sistêmica, o que pode abalar a arcada dentária como um todo

Ainda que silencioso, o bruxismo é uma doença que merece atenção. O ato de ranger os dentes, tensionando uma mandíbula contra a outra, pode provocar doenças periodontais, dores de cabeça e dores na musculatura da boca e da cabeça. O problema pode acontecer, inclusive, durante o sono.

O ranger, apertar ou esfregar os dentes podem ser causado por diversos motivos, até mesmo por questões emocionais. Situações de estresse e apreensão, por exemplo, podem motivar a repetição de movimentos que caracteriza o bruxismo.

A dor de dente é um dos principais indícios do bruxismo. Acompanhado a dor, o desgaste no esmalte e na estrutura dentária também é um sinal evidente de alguma disfunção. Dores faciais, na musculatura da mandíbula  e na arcada dentária são outros indicativos dos problema.

Placas Anti Bruxismo

Como parte do tratamento, que pode obedecer a diversas vertentes, as placas anti bruxismo são uma forma de contornar os prejuízos causados pelo ranger dos dentes, sobretudo, durante a noite.

Tratam-se de placas de resinas que são colocadas entre as arcadas dentárias para proteger os dentes contra as eventuais  fricções noturnas. Praticar atividades que tragam alívio durante a rotina estressante e regular o sono também são medidas que podem aumentar a qualidade de vida e controlar o bruxismo.

O bruxismo, ainda, pode acontecer em função da DTM (Disfunção Temporomandibular), um problema que prejudica a articulação da mandíbula e provoca incômodo ao se fazer qualquer movimento de abrir ou fechar a boca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *