Conheça os principais tipos de mancha nos dentes

As manchas podem ser causadas pela ingestão de alimentos específicos, pela nicotina ou por restaurações metálicas

As manchas dentárias são um problema que atinge grande parte da população. Manchas superficiais e pequenas são facilmente removidas. Outros tipos de mancha nos dentes, que atingem uma área maior necessitam de tratamento especializado.

As manchas nos dentes podem ser de duas categorias: extrínsecas ou intrínsecas. A primeira ocorre na parte de fora dos dentes, e é provocada, sobretudo, pela ingestão de alimentos com corante. A segunda pode ser advinda de um trauma, ou de doenças como a fluorese.

Sabendo que a mancha nos dentes pode ser provocada por diversos fatores, listamos algumas das causas. Acompanhe abaixo:

Hábitos Alimentares e Cotidianos

 

Boa parte das manchas extrínsecas, que surgem na parte de fora dos dentes e prejudicam o esmalte, são causadas por hábitos alimentares e cotidianos. O tabagismo, por exemplo, é um grande causador de manchas devido à nicotina – substância que deixa os dentes amarelados.

A ingestão de alimentos com pigmentos (como café, refrigerantes e chás) e a higiene bucal deficiente também estimulam o aparecimento de manchas e o acúmulo de placas bacterianas. Um dos tratamentos mais básicos, neste caso, é o polimento dos dentes acompanhado de sessões de clareamento dental.

Trauma Dentário

 

Manchas também podem aparecer diante da necrose pulpar, provocada por um trauma em um ou mais dentes da arcada dentária. Diante de um trauma, o dente em questão pode apresentar uma mudança de cor. A mancha escura é provocada pelo extravasamento e acúmulo de sangue na parte interna dos
dentes.

Nestes casos em que a mancha é intrínseca e advinda de um trauma, recomenda-se o acompanhamento da região através de radiografias e da análise de um especialista. O clareamento interno pode ser uma solução, ao passo que, em casos mais severos, pode-se optar pela, preparação do dente para a colocação de uma faceta de porcelana.

Restauração Metálica

 

As restaurações por amálgama – tipo de obturação metálica-, que era utilizada com mais frequência na época que o uso das resinas ainda não estava amplamente disseminado, acabavam pigmentando os dentes com o passar do tempo.

A forma de combater este tipo de mancha, exclusivamente, é optar pela troca das restaurações escuras por materiais mais claros, como por exemplo resina ou porcelana.

Não deixe de compartilhar o artigo com amigos e agir na construção de um sorriso perfeito. Conheça nossos planos de tratamento exclusivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *