Conheça quais são os principais problemas gengivais

A mucosa da gengiva é uma região sensível e que pode sofrer com inflamações como a gengivite e a periodontite

A saúde bucal passa por uma boa conservação dos dentes e também pela higienização da gengiva. A mucosa gengival é uma região de tecido muito sensível acima dos dentes e que pode ser alvo de estados inflamatórios, como os casos da gengivite e periodontite.

A periodontite é um estágio já mais avançado da gengivite. A periodontite se caracteriza por um estágio mais grave por, além de envolver a inflamação da gengiva, também apresenta todos os tecidos de suporte ao dente, inclusive o osso, com sinais de inflamação.

Mas tudo começa a partir do acúmulo das placas bacterianas na cavidade bucal. Por isso, é fundamental que a higiene bucal seja feita de maneira correta, evitando o armazenamento de restos de comida na cavidade oral.

O primeiro indício de um problema gengival é o sangramento. Isso pode acontecer durante a escovação,  por exemplo. O ato de escovar os dentes, inclusive, pode vir a provocar alguma lesão na gengiva caso seja feita de forma errada. Problemas na gengiva, em alguns casos, podem ser o prenúncio de outros problemas de saúde. Por isso, não deixe de consultar um especialista.

Cuidar de uma boa higiene bucal após as refeições, com o uso do fio dental e da escova de dentes, pode ajudar a prevenir contra a formação da placa bacteriana. Quando já está acumulada, a placa bacteriana pode ser retirada com a ajuda de um especialista pelo método da raspagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *