Mastigação de alimentos de forma errada prejudica saúde bucal

É preciso estar muito atento para cuidar da digestão e também da nossa saúde bucal

A mastigação é uma atividade essencial enquanto nos alimentamos. Seja visando uma melhor digestão da comida, ou cuidando para o bem estar dos dentes, uma mastigação correta e atenta é imprescindível. A mastigação realizada de forma incorreta pode causar uma série de prejuízos à saúde da boca, como problemas nas articulações e desgaste excessivo dos dentes.

Hábito prejudicial

Uma mania que muitas pessoas têm, seja por problemas já presentes na boca, é a mastigação unilateral. Apelar para um lado da boca para dar conta de ingerir alimentos de mais rígido, como alguns cortes de carne, pode agravar ainda mais a situação. Por conta do esforço desigual, a mastigação de um só lado causa reflexos em toda a arcada dentária.

Dentes faltantes ou desalinhados na arcada também interferem completamente, podendo causar até a disfunção na articulação temporomandibular (ATM). Mas existe uma forma de equilibrar a mastigação, distribuindo a atividade nos dois cantos da boca sem sobrecarga alguma. Só é preciso se concentrar na mastigação e degustar com calma os alimentos.

A reposição dentária com implantes ou próteses, ou até o reforço com facetas, podem corrigir a mordida e eliminar os problemas na mastigação. Contudo, os problemas também podem ter uma causa mais profunda, como problemas na região facial, que em alguns casos apenas cirurgias ortognáticas corrigem.

Se você sente alguma dor recorrente , não demore a procurar um especialista. Consulte nossos tratamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *