Os reflexos do estresse na saúde bucal

As situações provocadas pelo mundo corporativo podem desencadear uma rotina de estresse que afeta a saúde dos dentes

Uma rotina estressante pode influenciar por completo os cuidados com a saúde bucal. Além de poder desencadear reações inflamatórias, o estresse induz a uma série de práticas como uma dieta desregrada e maus hábitos como consumo de tabaco e bebidas alcóolicas.

Os mecanismos do estresse, como o abalo psicológico, despertam uma série de comportamentos que vem a degradar a saúde dos dentes. A correria do dia-a-dia, por exemplo, que dificulta a construção de uma dieta saudável e balanceada é um dos reflexos dos prejuízos do estresse ao corpo.

Além de não se alimentar bem, a higiene bucal – parte importante da rotina de cuidados com os dentes – é prejudicada. Por isso, recomenda-se sempre versões de bolso de pasta de dente e escova.  Assim, é possível manter a higiene da boca mesmo estando fora de casa, em meio aos compromissos do dia-a-dia.

Além da higiene bucal, que deve ser feita após as refeições, outro cuidado que se deve ter é relacionado à mastigação. Apesar dos horários e compromissos, é ideal ingerir os alimentos com calma, atentando-se à mastigação para evitar não só problemas estomacais como dentários.

Aliar o cuidado diário com os dentes à uma rotina sazonal de idas ao consultório de um profissional especializado pode ser a melhor saída para manter a saúde bucal em boas condições. Assim, evita-se a ocorrência de problemas como o aparecimento de cáries ou estados inflamatórios como a periodontite.

Fique a vontade para consultar nossos tratamentos e soluções. Entre em contato para saber mais detalhes e marcar uma visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *