Existem bons hábitos que prejudicam a saúde bucal

É isso mesmo. Alguns bons hábitos podem abalar a integridade dos nossos dentes; conheça os principais

O cuidado com a nossa saúde bucal parte de uma série de práticas cotidianas que podem, inclusive, acontecer de forma caseira, como uma escovação bucal caprichada acompanhada do fio dental e o cuidado com a ingestão de alguns alimentos específicos.

Porém, um estudo divulgado recentemente pela International Dental Federation (FDI) deve nos fazer repensar sobre alguns bons hábitos que podem abalar negativamente a nossa saúde bucal.

O estudo da instituição com sede em Genebra, na Suíça, constatou que apenas 42% do total de entrevistados mantinha um acompanhamento periódico com um profissional especializado. De acordo com a FDI, a recomendação mínima é que seja feita uma consulta a cada seis meses para cuidar dos dentes.

Além do monitoramento de um profissional especializado, outras ações no dia a dia fazem com que a saúde dos dentes se mantenha equilibrada, evitando cáries e outros problemas em virtude da falta de higiene bucal.

Mas cuidado! Algumas práticas que você pode ter no dia-a-dia, de acordo com a pesquisa da FDI, também prejudicam a saúde bucal. Veja quais são:

Escovação de dentes precoce

Todos sabemos que escovar os dentes é necessário! Seja ao acordar ou depois das refeições, higienizar a boca é essencial para eliminar restos de comida e minimizar a chance de problemas com a saúde bucal.

Porém, sabia que existe um tempo certo para isso? Especialistas recomendam que a escovação seja feita apenas 20 minutos após as refeições. Isso porque muitos dos alimentos que ingerimos, com pH ácido, desequilibram as taxas da boca e afetam o esmalte dentário.

Por isso, é preciso esperar um certo tempo para que o pH da boca volte a se equilibrar. A saliva humana tem um pH neutro – equivalente a 7 – na escala do pH, que varia de 0 a 14, sendo ácido de 0 a 6 e básico de 8 a 14.

Excesso de suco de frutas e outros açúcares

Apesar de saudável, o suco de frutas natural é rico em sacarose. O açúcar natural da fruta também é um agente potente na formação de cáries, quando acumulado dentro da nossa boca.

Os sucos industrializados, que aparecem em várias embalagens nas prateleiras do mercado, afetam ainda mais nossa saúde bucal pelo excesso de componentes químicos. Todos esses reagentes causam o enfraquecimento do esmalte dos dentes.

Por isso, é essencial manter uma dieta balanceada e atenção no cuidado diário com os dentes. Não se esqueça daquela ida regular ao dentista para monitorar ainda mais a sua saúde bucal. Consulte nossos especialistas e fique por dentro dos tratamentos exclusivos da Studio Berrini!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *