Como manter sua escova de dente livre das bactérias?

Existem algumas formas de priorizar o cuidado com as escovas de dente que usamos diariamente; conheça os métodos

Ela sempre tem o lugar reservado no banheiro de casa ou em qualquer bolsa de viagem. A escova de dente é instrumento indispensável para manter a higiene bucal em dia. E tudo, desde a escolha do produto, até a limpeza e a conservação influenciam em sua vida útil.

A escova de dentes é a principal ferramenta para remover, de forma caseira, o excesso de comida e as placas bacterianas que se acumulam na boca humana. Por isso, é essencial manter uma série de cuidados preventivos para evitar contaminações futuras.

Como é recomendado escovar os dentes após cada refeição, leve sempre consigo uma segunda escova de dentes na bagagem. Assim, você divide o uso dentro e fora de casa e aumenta a vida´útil das suas escovas. Abaixo, listamos alguns procedimentos que podem ajudar você a conservar melhor a sua escova de dentes:

Enxaguar – é importante limpar bem a escova após cada uso. As cerdas da escova mantém acumulada uma série de bactérias provenientes da nossa boca. Uma dica: utilizar um pouco de antisséptico bucal na própria escova, após a lavagem, ajuda a manter o aparelho ainda mais higienizado.

Proteger – não é aconselhável deixar a sua escova descoberta. Escolha por proteções como estojos, ou apenas uma capa em volta das cerdas da escova para proteger contra as bactérias que permanecem no ar.

Evitar contato – nada de juntar escovas! Cada escova de dente deve ser guardada de forma separada. Evitar o contato é uma forma de minimizar a proliferação de bactérias.

Atenção à vida útil – especialistas recomendam que a troca de escovas dentais seja feita a cada 3 meses. No entanto, esse tempo varia conforme a intensidade do uso. É possível precisar a condição da escova pela posição das cerdas: quanto mais esgarçadas, mais utilizadas.

Lembre-se: além de manter os cuidados caseiros diariamente, é ideal o acompanhamento de um profissional especializado para monitorar a saúde bucal de forma periódica. Consulte nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *